segunda-feira, 25 de março de 2013

Satanismo – Magia e Filosofia do Hermetismo

Após falarmos sobre a Cabala no Renascimento, falaremos sobre o aparecimento do Hermetismo e da sua importância na formação de um cenário místico-ocultista na história da humanidade.
O hermetismo se encontra na mesma “situação” da Cabala Hermética no sentido de muitos considerarem que este tenha surgido na época dos primeiros escritos da humanidade.
Eu sei que muitos terão uma opinião convicta de que o Hermetismo já existia há milênios, portanto, vamos pontuar o que é especulação e o que não é.
Sim, eu insisto que todas as teorias devam ser abordadas e estudadas. Geralmente sou o primeiro a fazer isso, para que todos possam entender no que se pautam essas teoria. Digo isso porque, aceitando que se tratam de teorias, cada um saberá que é necessário conhecer os fundamentos dessa teoria para ser capaz de avaliar a questão.
É possível afirmar que o Hermetismo não existia no Egito Antigo. No entanto, isso não impede que alguns princípios Herméticos possam ser encontrados nessa mesma época (e que alguém queira dizer que o Hermetismo já existia nessa época). Mas lembro que, o conhecimento relacionado aos “Mistérios Egípcios” não tem quase nenhuma ligação com o conteúdo daquele que vem a ser o Hermetismo.
O ponto é entender que o Hermetismo, em si, só foi fundamentado a partir da Idade Média (apesar do “Corpus Hermeticum”, em sua origem, ser bem anterior a ela).
É possível definir o Hermetismo?
Sim, mas essa definição costuma ser um pouco diferente do que aquela que muitas pessoas costumam ouvir sobre o Hermetismo.
O Hermetismo pode ser definido, amplamente, como os escritos que utilizam por base a figura de Hermes Trimegistus. No entanto, existem dois tipos distintos de Hermetismo. Um é chamado de “Hermetismo Erudito” e o outro de “Hermetismo Popular”. As propostas e o foco de cada um são bem distintos – apesar de, em alguns casos, compartilharem o mesmo material. Respectivamente, um é filosófico e o outro é ocultista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário